quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Brasil fora da disputa pelo Oscar... Surpreso?

Foram divulgados hoje os nomes dos nove filmes que passam à fase final da categoria de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2011. Ao todo, 65 países inscreveram seus filmes. O candidato brasileiro era Lula - O Filho do Brasil, que não passou na primeira seleção e está fora da disputa. Alguma surpresa nisso?


Acredito que o Barreto perdeu uma grande oportunidade de fazer um grande filme. Uma direção simplista com planos extremamente decupados, beirando ao brega, (recordo-me da cena em que Lula beija D. Marisa em um baile com um coração ao fundo....). Além disso, um roteiro que acaba com qualquer possibilidade de nos apaixonarmos pelo personagem ou pela história fez com que o Lula, filho do Brasil não atingisse nem de longe a bilheteria esperada. Infelizmente o Brasil foi representado por este filme que com certeza e sem desmerecer o trabalho de ninguém, não representava o melhor da produção nacional.


Mas continuando, os nove concorrentes, que aguardam o anúncio da lista com os cinco finalistas na próxima terça-feira, 25,  são: o dinamarquês Em Um Mundo Melhor, de Susanne Bier, vencedor nesta mesma categoria no Globo de Ouro no último domingo; o argelino Fora da Lei, de Rachid Bouchareb (em cartaz no Brasil); o canadense Incendies, de Denis Villeneuve; o grego Dogtooth, de Yorgos Lanthimos; o japonês Confessions, de Tetsuya Nakashima; o sul-africano Life, Above All, de Oliver Schmitz, o espanhol Tambien la Lluvia, de Iciar Bollain; o sueco Simple Simon, de Andras Ohman e o mexicano Biutiful, de Alejandro
Gonzalez Iñarritu.


Vamos esperar par ver

Nenhum comentário:

Postar um comentário