quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Lançamento da HQ "Destemido"



Destemido trata-se da adaptação para quadrinhos de alguns dos episódios incomuns (e praticamente cinematográficos) da vida do húngaro Mihály Oláh, que está no Brasil desde 1948.

Com 100 anos de idade completos no dia 12 de junho passado, o Sr.Mihály (pronuncia-se “Mirrai”) foi prisioneiro dos nazistas durante a II Guerra Mundial, fez parte de um esquadrão anti-bombas do qual apenas ele sobreviveu, foi salvo e salvou o General Tito da Iugoslávia, atuou como informante dos Aliados… Após a Guerra, veio para o Brasil, onde trabalhou como mordomo na recém inaugurada Brasília, como padeiro, marinheiro (época em que conheceu Nelson Mandela na prisão) e até como garimpeiro em Serra Pelada no início dos anos 1980.

Atualmente, o Sr.Mihály mora numa humilde vila vicentina em Divinópolis, MG, contando suas inusitadas aventuras com seu sotaque característico.

O livro “Quatro ideologias e Um destino”, lançado em 2007, traz as narrativas feitas pelo velho húngaro para duas psicólogas que estagiavam na vila. A graphic novel “Destemido” traz algumas dessas narrativas ilustradas e aventuras que não foram relatadas no livro.

A preciosidade da experiência humana do Sr.Mihály foi reconhecida de tal forma que o Campus da Universidade Federal de São Del-Rei em Divinópolis garantiu a impressão da revista num formato, infelizmente, pouco comum nas publicações brasileiras – a mesma conta com 128 páginas, capa colorida, miolo P&B, formato “americano”.

Destemido foi ilustrada por artistas dos mais variados estilos e traz uma galeria com artes de talentos como Daniel Brandão (MSP50), JJ Marreiro (MSP+50), Wellington Santos (Vulto o Vigilante), Hélio Oliveira (Mundo dos Super-Heróis), André Silva (Ultra L.I.N.S) e outros.

Dennis Rodrigo Oliveira, idealizador da HQ, acredita que Destemido caiba perfeitamente no conceito de Quadrinho Verdade, pois todos os fatos, pessoas e lugares citados são reais. A revista também poderá ser adquirida através de contato com o e-mailmihalyolahdestemido@gmail.com.



Nenhum comentário:

Postar um comentário