quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Dicas sobre webséries

Para aqueles que querem se infiltrar neste maravilhoso universo de possibilidades que as webséries estão dando a todos nós, segue um pequeno ensinamento de Umberto Eco, que dá um conceito de séries:

 “(...) a série, eu diria, diz respeito, íntima e exclusivamente, à estrutura narrativa. Temos uma situação fixa e um certo número de personagens principais da mesma forma fixos, em torno dos quais giram personagens secundários que mudam, exatamente para dar a impressão de que a história seguinte é diferente da história anterior. (...) Na série, o leitor acredita que desfruta da novidade da história enquanto, de fato, distrai-se seguindo um esquema narrativo constante e fica satisfeito ao encontrar um personagem conhecido, com seus tiques, suas frases feitas, suas técnicas para solucionar problemas. A série neste sentido responde à necessidade infantil, mas nem por isso doentia, de ouvir sempre a mesma história, de consolar-se com o retorno do idêntico, superficialmente mascarado”

Em breve mais dicas...

Um comentário:

  1. Ele não conhece "Game Of Thrones" - rsrsrs. Enfim, "série" o proprio nome dado ao conceito já fala por si só: são historias apresentadas em série, ou mesmo uma só historia dividida em uma série de episódios. Atualmente o modelo está bem diferente de dez anos atrás. O famoso termo "Arco de temporada" é relativamente recente. E Umberto tem toda razão, pois quando assistimos uma série, sabemos que o protagonista não corre o risco de morrer no meio de uma temporada (isso não vale para Game Of Thrones - kkkkk). Com o sucesso da web, já estão nascendo novas narrativas, mas claro que... SERIADO tem como objetivo contar algo em série, é uma questão de formato.

    ResponderExcluir