terça-feira, 20 de novembro de 2012

Cinema à base de energia solar chega ao Brasil

Matéria publicada no site Núcleo de Cinema pela jornalista Letícia Alasse.




O Estúdio Móvel Experimental (EME) recebe para a sua terceira edição, no Rio de Janeiro, a artista holandesa Maureen Prins, idealizadora e curadora do Solar World Cinema. O projeto propõe uma resistência artística com projeções de cinema movidas por energia solar, apresentando um novo modelo independente de exibição de filmes aos realizadores. 

O EME consiste numa plataforma móvel interdisciplinar de pesquisa, com foco na Mata Atlântica e nas interseções entre arte, ciência, tecnologia e sustentabilidade. Maureen transforma o seu veículo em uma estação itinerante de cinema, alimentada por geradores de energia sustentável. Durante sua temporada no Rio de Janeiro, a artista promoverá oficinas com os alunos de diversos cursos da CEFET-RJ, desenvolvendo soluções para a customização do programa, como a instalação de painéis solares para alimentar o sistema audiovisual. 


Com o papel de curadores e organizadores do projeto, os alunos participantes apresentarão uma programação de curtas-metragens relativos à natureza e à energia sustentável, além de produzirem um documentário sobre o processo de desenvolvimento deste protótipo de cinema móvel, que poderá ser utilizado nas outras edições do evento. 

As oficinas serão realizadas de 19 a 25 de novembro, com a customização do veículo. Nos dias seguintes, haverá apresentações audiovisuais em alguns pontos da cidade de forma democrática. A partir das 20h, no dia 27/11 será projetado vídeos selecionados por Maureen, em conjunto com os alunos, na Praça Saens Peña. No dia 29/11, o evento é realizado na praia do Arpoador e, no dia 01/12, na Praça Tiradentes. 

Toda essa plataforma foi produzida pela própria artista em 2006, baseada em uma experiência vivida por ela em Londres, com o Gorilla Cinema. O plano tomou corpo quando o desejo de criar uma unidade independente para produção e exibição de filmes falou mais alto. Desde 2010, ela saiu em turnê, passando pela Alemanha, Suíça, Itália, Croácia, Eslovênia, Romênia, Bulgária e Malta. A cineasta também possui salas móveis no Chile e no Uruguai, há apenas duas semanas. O projeto EME é uma residência móvel de pesquisa integrada ao meio ambiente, e tem como algumas de suas metas o design ecológico e um espaço para produtores desenvolverem eventos artísticos em sítios específicos por meio de um “núcleo móvel”, sempre atuando com instituições parceiras e intervenções urbanas. Este ano a iniciativa conta com o apoio da Mondriaan Foundation e a Central de Cultura Brasil – Holanda, que convidou a artista Prins para participar da programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário