terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Meu primeiro filme infantil. Novo Trabalho, novo desafio



Em busca de suprir uma enorme lacuna social até então existente na cidade de Pará de Minas, Minas Gerais, a escritora Conceição Cruz produziu o livro “Bornata e sua Boneca da Papel” com o intuito de arrecadar fundos para o projeto “Abrigo Casa do Caminho” que cuida de crianças em situação de risco social.

Baseada na sua própria infância e nas histórias que ouviu de sua mãe e sua avó sobre o antigo “Arraial do Patafufo”, atual Pará de Minas, Conceição Cruz concebeu este livro com a temática de resgatar as tradições das brincadeiras onde o convívio social e o espaço do imaginário infantil fossem a prioridade, estimulando a interação entre o indivíduo e o meio em que vive. Também trata com a devida atenção a questão da aceitação das perdas e das mudanças que elas acarretam, além a necessidade de buscar reestabelecer as relações de respeito e afeto entre pais e filhos.

Seu talento (a autora também já publicou outros 5 títulos, sendo dois infanto-juvenis e três para o público adulto) e principalmente sua experiência junto ao Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Para de Minas, onde pode presenciar crianças expostas a todo tipo de situações de risco sem nunhum tipo proteção e amparo, foram fundamentais para o desenvolvimento da estrutura dramática e das personagens do livro.

Estrutura essa mantida no roteiro adaptado por mim e acrescido de toda a plasticidade imagética e sonora que é peculiar de uma obra audiovisual. Desta forma, somando a necessidade de atingir um público ainda maior e diferenciado através de uma nova linguagem, o filme vem com a mesma intenção de resgatar os valores do convívio social e ainda continuar o apoio, a divulgação e ampliação do serviço prestado pelo projeto social “Casa do caminho”. Amanhã colocarei como será conduzida a direção do filme

Nenhum comentário:

Postar um comentário