quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Cinema Digital para todos!


Há pouco mais de 10 anos eu tive o prazer de conhecer uma pessoa que influenciou muito meus conceitos sobre cinema e com certeza foi responsável por tudo que faço hoje. Com um pensamento visionário, ele defendia quase que como um profeta suas idéias de que o cinema digital e as novas tecnologias de comunicação iriam mudar o rumo de toda uma indústria. Isso antes de existir o Youtube e o Facebook. Sem falar que as DSLRs eram apenas embriões... Esta pessoa é Tony Martin. Um peruano, mestre em Biologia Marinha, mas que se tornou um apaixonado contador de histórias através de imagens. Aprendi muito com ele e hoje presto aqui minha pequena homenagem. Obrigado Tony pelos ensinamentos!!!

Abaixo segue o texto de uma carta aberta de Tony Martin na íntegra, editada originalmente para a Tenda Tecnológica, um espaço pensado e criado por Tony para a 6ª Mostra de Cinema de Tiradentes em 2003. O projeto tinha como lema, “cinema digital para todos”.





Carta do Coordenador. 

Este novo ano começou com um sentimento de mudança e crescimento em todo o país. Um forte desejo de encontrar soluções capazes de oferecer melhores condições de vida para nossa população e em especial para as camadas mais marginalizadas de nossa sociedade. Para isso um dos elementos fundamentais é ampliar a capacidade de comunicação da população.

A democratização das grandes redes e de outros instrumentos de comunicação capazes de melhor escutar os anseios da população é um grande desafio, mas além deste acredito que seja essencial explorar a capacidade interativa das novas tecnologias disponíveis, tornando a produção audiovisual acessível à população. Isto quer dizer, instrumentá-los para que eles possam expressar livremente sua cultura, ideais, anseios, reivindicações e sonhos.

Neste sentido a tenda tecnológica assume seu papel social ao apresentar os bastidores da produção cinematográfica digital e sobretudo estimular e motivar os visitantes a contar as suas próprias histórias através de imagens e sons,  despertar a alma de cineasta que cada um de nós possui.

Um cinema que, usando tecnologias digitais, possa viabilizar o sonho de cada escola, centro de formação, associaçôes de bairros, asilos, hospitais, de ter seus próprios centros de comunicação digital, interligados por internet e munidos de equipamentos digitais simples mas poderosos capazes de erradicar  o novo mal que rapidamente se aproxima do horizonte: o analfabetismo digital.

O Brasil se destaca por ser um celeiro mundial de jogadores de futebol, isto porque diariamente, em cada canto deste país, existem crianças jogando futebol, mesmo que seja em campos de terra e com bolas de meia. Desta forma, porque não estimular nestas crianças o gosto por dominar um computador e uma câmera e deixá-la produzir livremente suas histórias em videos?

Provavelmente em poucos anos o Brasil se destacaria também como celeiro mundial de cineastas e comunicadores visuais. A tenda tecnológica nasceu deste desejo de compartilhar conhecimentos não somente para quem domina este universo de imagens e sons, mas principalmente para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de se aproximar dele.

Finalmente, gostaria de agradecer a participação de todas as empresas convidadas, profissionais e a coordenação geral da Mostra de Tiradentes que tornaram possível viabilizar mais uma vez este espaço de interação e conhecimento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário