sexta-feira, 8 de julho de 2011

Lançada Frente Parlamentar para estimular a indústria audiovisual brasileira

Foi lançada a Frente Parlamentar em Defesa do Audiovisual, presidida pela Deputada Fátima Bezerra (PT/RN), atual vice-presidente nacional do PT e presidente da Comissão de Educação e Cultura. A Frente tem como primeiro objetivo a votação do PLC 116, que institui uma cota de conteúdo nacional na TV a cabo.

Realizado no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília, o lançamento mobilizou deputados, membros do governo, diretores, produtores, distribuidores e representantes da comunidade audiovisual brasileira que, unidos, desejam assegurar o crescimento dessa indústria no Brasil.

A Frente Parlamentar tem o apoio de nomes como Romero Jucá, líder do governo no Senado e Marco Maia, Presidente da Câmara dos Deputados. Em seu discurso, o presidente da Ancine, Manoel Rangel, afirmou que o cinema e o audiovisual são decisivos para o Brasil projetar a sua imagem globalmente, além de exercerem papel fundamental na formação cultural e transmissão de valores sociais e políticos. “Viabilizar essa indústria, no entanto, demanda um conjunto de instrumentos que só serão possíveis se houver um grande pacto em torno desse projeto, disse Rangel.

Participaram ativamente da organização da Frente a ABPI-TV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV), a APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais), SIAESP (Sindicato da Industria do Audiovisual do Estado de São Paulo) e SICAV (Sindicato Interestadual da Industria Audiovisual).

Além da aprovação do PLC 116, as primeiras pautas incluem o “Vale Cultura” e do programa “Cinema Perto de Você” que vai viabilizar a construção de centenas de salas em todo o país.

Também participaram da mesa também Tereza Cruvinel, presidente da EBC, Paula de Souza, do Ministério das Relações Exteriores, Marco Altberg, presidente da ABPI-TV, Paulo Schmidt, diretor da APRO, Débora Ivanov, diretora-executiva do SIAESP e Glaucia Camargos, do Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual

Nenhum comentário:

Postar um comentário