quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Despedida de Divinópolis!

Foram 5 anos!!! Como o tempo passa rápido. Foi um tempo de muita aprendizagem e de novas e duradouras amizades. Fiquei pensando uma forma de me despedir desta cidade que tão bem me acolheu e resolvi falar sobre suas comidas típicas. Isso mesmo! Divinópolis tem comidas típicas que vão muito além dos tradicionais feijão tropeiro e pão de queijo.



No café da manhã de todo bom divinopolitano tem que ter na mesa o bom e velho café divinópolis que sempre inunda a região do Pronto Socorro com aquele cheirinho do grão torrando. Coitados dos pacientes... Também tem o tradicional bolo Katito, uma versão única do tradicional bolo inglês, aquele quadrado, com um inconfundível excesso de essência de baunilha. E pra completar o querido leite Karinho.

Já no almoço... Quem sempre me acolheu foi o pessoal do Restaurante do Pedrosa, que ficava pertinho de casa e da produtora. Tanto é que quando deixava de almoçar, seja por motivos de viagem ou de trabalho eles ficavam preocupados comigo. Mas às vezes a grana estava curta... Então era momento de descer a Rua Pernambuco, quase na esquina com a 1º de Junho para comer no Castanheira... R$ 2,50 sem balança!!! Mas nos momentos de tristeza e depressão o destino certo era o Bar El Gaton. Era chegar e pedir um PF que mais parecia uma tentativa de suicídio... Ah! E claro... para acompanhar o bom e velho guaraná Pon Chic que tem até comercial na TV!


E quando bate aquela fome a tarde? O que fazer? Bem se estiver na primeiro de junho pode experimentar algum salgado do chineses da Lanchonete Mak Lee. Todos tem um creem branco que eles juram de pé junto que é uma tradicional receita chinesa que incorpararam a culinária brasileira... Mas também tem a opção do Pastelão. Sugiro o de calabresa. É meu favorito!

À noite tem o famoso Tião Balanga Beiço ou "Sebastian Shake Lips" como é conhecido internacionalmente pelo seu famoso joelho de porco. As cervejas sempre geladas do Bar do Gelú. A música ao vivo na cervejaria Savassi e a bola de carne do Xico Guapé. A opção mais em conta é o Churrasquinho do Queijinho com seu tradicional churrasquinho de carne moída. Há também o Bar Amazonas com seus tira-gostos a quilo. E não posso deixar de lembrar do Eskema. também tradicional na cidade.

No final da noite... depois da balada, a opção é um X-tudo (digno de agradar qualquer Shrek) do K-Tispero ou então uma opção mais light (não tão light assim) do Big Jhon. Há também o dentinhos Burguer que serve uma super parmegiana!!!!!

E pra finalizar a semana, o domingo a tarde... início da noite... Como deixar de saborear na Praça do santuário o uma mini pizza do Ferreti ou um cachorro quente do Vilela, tão completo que tem até purê de batatas. Depois, para adoçar um pouco o paladar, nada melhor do que um Churros da Mika ou então tomar um sorvete Slep.

Pois é... vou parar por aqui se não vou me emocionar... Valeu Divinópolis!

4 comentários:

  1. Caro Guto, para completar sua lista de locais legais para "morder os beiços" na Divineia faltou mencionar o saboroso pastel de queijo do Seo Toninho do Mercadão da Praça do Rosário. Local que a cidade esqueceu. No entanto, o velho e tradicional Mercadão resiste. É Heroí! Personagem de cinema!É História! A terra de Adélia, GTO, Gino e Gino e do Divino Espírito Santo é assim mesmo esquece daqueles que realmente deveriam ser referência de uma época de um espaço.Cinco anos se passaram até que você resolveu saborear pizza, macarrão,PF, pastel de queijo em outro mercado(ão).A cidade perde o profissional, Heroí, referência em produção audiovisual, escola, mestre. Depois da partida a rua Goiás não tem mais a nossa Metro G Mayer, a Pixar, pois,a Cinemarketing apagou os refletores e nos deixou orfãos. Mas...cinema é ilusão, é realidade, quem sabe em breve os letreiros da nossa Hollywood volte a brilhar nas terras do Divino. Aí vamos comer um pastel no seo Toninho do Mercadão! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Adriano... O que dizer do homem que me ensinou a fazer televisão com responsabiliade e qualidade? A cuidar da imagem como quem cuida de uma criança? A valorizar a história antes de mais nada!?

    Você é minha referância no audiovisual, enciclopédia viva da sétima arte nacional. Você foi quem inicou a minha paixão de ver e fazer cinema. Como esquecer o primeiro dia na TVI quando você, com a paciencia de sempre, adotou um garoto de 17 anos e o ensinou tudo sobre a imagem em movimento... Como esquecer as conversas na saudosa Metrópolis Video quando falávamos dos nossos sonhos em fazer cinema.

    Chegou a hora de realizá-los! Obrigado meu amigo!!! Devo muito a você!

    ResponderExcluir
  3. Gostei do post! xD
    Adoro essa propaganda do Pon Chic!
    E volte sempre ^^

    ResponderExcluir
  4. que gracinha adorei!senti sentimento

    ResponderExcluir